Abastecimento de Água

Cada Setubalense consome, em média e por dia, cerca de 250 litros de água.

 

O Sistema de Abastecimento de Água do concelho de Setúbal é constituído por seis origens principais, quatro em Setúbal e duas em Azeitão, num total de 20 furos, com uma capacidade de produção na ordem dos 720 litros por segundo.

 

O Sistema integra ainda 11 estações elevatórias, 17 reservatórios, com uma capacidade de armazenamento total de aproximadamente 36.000m3 e 726 km de condutas (distância superior ao comprimento máximo do território nacional - 561Km no sentido N-S). A rede de abastecimento assegura uma taxa de atendimento na ordem dos 99%, servindo uma população estimada em cerca de 116,5 mil habitantes.

 

Toda a água destinada a abastecimento público do Concelho de Setúbal é de origem subterrânea, sendo captada a cerca de 250 metros de profundidade, no aquífero “Mio-Pliocénico do Tejo e Sado”, camada do subsolo onde por processos naturais se vai depositando a água doce, que constitui um enorme reservatório natural, o maior a nível nacional, com mais de 8.000Kmde superfície - facto que representa uma vantagem relativamente a outras origens, na medida em que funciona como uma proteção natural à poluição.