Tratamento de Águas Residuais

Na ÁGUAS DO SADO, comprometemo-nos em melhorar o equilibrio natural do meio ambiente e o bem-estar e saúde da população do Concelho de Setúbal.

 

Para o tratamento das águas residuais recolhidas no Concelho encontram-se em operação 4 Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), com as características que se apresentam no quadro seguinte:

 

ETAR

CAPACIDADE INSTALADA (HAB.)     

TIPO DE TRATAMENTO

SETÚBAL 253 000 LAMAS ACTIVADAS COM TRATAMENTO TERCEÁRIO
GÂMBIA 2 200 LAMAS ACTIVADAS SBR
QUINTA DA LIROA       100  LAMAS ACTIVADAS EM AREJAMENTO PROLONGADO
ALDEIA GRANDE 500 LAMAS ACTIVADAS EM AREJAMENTO PROLONGADO 

 

 

A ETAR de maiores dimensões, que serve a cidade de Setúbal, entrou em funcionamento a 15 de maio de 2003 e está localizada na zona das Praias do Sado, em local com características essencialmente industriais. Tem uma capacidade de tratamento de 253 000 habitantes equivalentes, representando a componente industrial cerca de 56% daquele valor. 

 

A solução de tratamento implementada tem por base um sistema de lamas ativadas em média carga e incorpora as mais modernas tecnologias de tratamento de águas residuais. Dispõe de dois grupos motogeradores, alimentados a biogás que resulta do tratamento dos efluentes ou gás natural e podem assegurar a satisfação de parte dos consumos internos de energia. 

 

As lamas resultantes do tratamento são estabilizadas e desidratadas apresentando qualidade suficiente para a sua valorização agrícola.

Antes da descarga no meio recetor, o efluente já tratado é desinfetado assegurando uma qualidade microbiológica na descarga, compatível com os usos existentes no Estuário do Sado.