Controlo de Qualidade

Água segura para todos, até para os mais delicados.

 

A qualidade da água que distribuímos segue um rigoroso processo de controlo e uma legislação muito exigente. O regulador nacional para esta matéria, a Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR), e a Autoridade Regional de Saúde, acompanham de forma constante o trabalho desenvolvido pela ÁGUAS DO SADO em matéria de qualidade de água para consumo humano.

 

O programa de controlo de qualidade em vigor assegura a monitorização desde a origem até à torneira do consumidor, numa perspetiva de prevenção dos riscos.

 

Relativamente à rede de distribuição, o controlo da qualidade da água que assegura o cumprimento do Decreto-Lei nº 306/2007, de 27 de agosto e do novo Decreto-Lei nº 152/2017 de 7 de dezembro, com requisitos de qualidade ainda mais exigentes. Deste modo, a ÁGUAS DO SADO, de acordo com o Plano de Controlo de Qualidade da Água, previamente aprovado pela ERSAR, realiza análises junto da torneira do consumidor, de forma a obter uma imagem representativa da qualidade da água distribuída em todo o concelho. Estas análises são efetuadas por laboratório externo acreditado.

 

Neste âmbito, a ÁGUAS DO SADO foi distinguida com o selo de qualidade atribuído pela ERSAR.

 

O controlo da qualidade da água noutros pontos do sistema de abastecimento, como os reservatórios, embora não obrigatório por lei, é realizado para controlo operacional. Como primeira linha de salvaguardando na qualidade da água a abastecer, é ainda efetuada a monitorização da água ao nível das captações.

 

 


Mapa das Zonas De Abastecimento ( 115 Visualizações )